A Batalha de Uhud

A derrota de Bader foi uma mancha na honra dos habitantes de Makkah, da qual se envergonhavam profundamente, assim, no ano seguinte, eles atacaram Madina com uma força maior, em torno de 3.000 homens, os muçulmanos contavam com apenas 700 homens.

O Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), percebendo a gravidade do momento, deu instruções rigorosas a seus seguidores, elaborou um plano de ataque e defesa, ordenando que eles se mantivessem em suas posições e não arredassem pé senão sob ordens expressas.

Mas, os muçulmanos inexperientes, no calor da batalha, esqueceram-se dessas instruções, começaram a lutar sem qualquer planejamento e depois de acharem que tinham derrotado o inimigo se puseram em campo aberto, sem se certificarem de que o inimigo tinha sido realmente derrotado.

O resultado foi que a retaguarda inimiga, chefiada pelo brilhante comandante Khalid inb al-Walid, surpreendeu-os e eles se espalharam, o próprio Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), foi ferido e caiu.

Um grito ecoou "O Profeta está morto", isso arrefeceu mais ainda o ânimo dos muçulmanos e muitos deles fugiram, a batalha de Uhud terminou com uma derrota e com os muçulmanos de Madina envergonhados perante seu Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

Mas, o Profeta Muhammad(que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não era um homem comum; ele reuniu seus homens, fez uma palestra, repreendeu-os por causa de sua loucura, exortou-os a obedecerem às suas ordens no futuro, e os guiou para enfrentar o inimigo mais uma vez.  

O Profeta Muhammad, chegou com seus companheiros às primeiras horas da manhã seguinte, armou seu acampamento de forma que pudesse ser visto por eles e lhes ordenou que fizessem um grande incêndio.

A idéia era mostrar ao inimigo que os muçulmanos não tinham perdido a coragem, quando o dia amanheceu, o inimigo viu os muçulmanos na retaguarda, sem medo, fazendo suas tarefas matinais, e ficaram muito impressionados, assim, o Profeta Muhammad, transformou a derrota em vitória.