Condições da Oração

1. Ser Muçulmano(a) porque Allah não aceita obras feitas fora da religião que Ele reconhece (o islam).

2. Possuir a saúde mental uma vez que as obras de um louco não contam no Islam.

3. Atingir a maturidade as crianças são obrigadas de orar a partir de sete anos e são castigadas quando se furtam de orar ao atingirem dez anos de idade.

4. Para orações obrigatórias, o conhecimento da entrada do tempo de uma dada oração.

5. A existência de uma ablução (wudhu) válida.

6. Ausência de quaisquer substâncias ou elementos não limpos (najasat) que podem contaminar o corpo, as roupas ou o lugar de oração, salvo quando se torna impossível libertar-se dos mesmos.

7. Cobertura adequada do corpo – O homem deve cobrir-se no mínimo do umbigo aos (incluindo) joelhos. Os ombros devem também estar cobertos. A mulher deve cobrir o seu corpo na íntegra à exceção do rosto e das mãos.

8. Dirigir-se para direção de qiblah (al-Kaabah) – Se o crente não conseguir determinar a direção de qiblah com a devida precisão, ele deve fazer as suas deduções da melhor forma que puder. Se ele não conseguir de dirigir-se à qiblah em virtude da prevenção do inimigo, do medo, ou por doença, ele pode orar da forma que lhe convier. Esta norma é igualmente aplicável ao viajante que se encontra impossibilitado de parar ou colocar-se à direção de qiblah, como é o caso de passageiros de avião. Ele pode orar a partir do seu assento colocando-se na direção do mesmo.

9. Formular a intenção de efetuar uma determinada oração na coração.