O Significado da Palavra Salat (Oração)


A etimologia vincula o sentido da palavra “salat” (oração) ao ato de implorar, significando, ainda, no contexto lingüístico “glorificação”. É por isso que se chamam os atos específicos de veneração de “salat”, por consistirem na glorificação de Deus, exaltado e louvado seja.

Quando o Islam estabeleceu a oração e esta foi explicada pelo Mensageiro da misericórdia, depois pelos seis companheiros, em seguida por aqueles que os sucederam e, finalmente, por todos os doutores da religião, essa palavra foi a convencionada para designá-la.

A oração é, portanto, a adoração e a glorificação de Deus, baseadas em palavras e atos correlatos. É iniciada por uma louvação: “Deus é Maior” (Allah akbar), e encerrada com uma salvação: “Que a paz e a misericórdia de Deus estejam convosco” (Assalamu alaikum wa ra’hmatullah). Segue-se um sistema ordenado e preestabelecido, definido pela religião islâmica, sob cuja luz e orientações caminham todos os muçulmanos.

Portanto, as palavras ainda conservam os seus sentidos originais, súplica e glorificação.

Seu significado, quando a pronunciamos na profissão de fé (At-tachahud), ao dizer, entre outras coisas, que “as orações são para Deus” é o de que somente glorificá-Lo, que não são adequados para mais ninguém. Quando dizemos, ao invocar a benção e a paz para o Profeta “ó Deus, abençoa Muhammad!”, isto quer dizer que pedimos que ele seja glorificado neste mundo, com a exaltação de sua memória, e com a preservação da sua mensagem e das suas leis (chari’a), e que, no outro mundo, lhe seja permitido interceder em favor de sua nação e que lhe seja multiplicada a recompensa.

Deus, o Altíssimo e o Glorificado, nos mandou pedir a benção para Seu eleito e Profeta, e tendo sido capazes de alcançar o grau que impõe para isso, recorremos a Ele, suplicando: “Deus nosso! Abençoa Muhammad, porque Tu sabes, melhor do que ninguém, o que convém a ele (Deus o abençoe e lhe dê paz)”. A oração de Deus pelo Profeta e Sua misericórdia, a dos anjos, é uma suplica de absolvição e aquele que é oriunda de nós, humanos, é súplica e glorificação. Deus, Altíssimo, disse:

“Em verdade, Deus e Seus anjos abençoam o Profeta. Ó crentes abençoai-o e saudai-o, reverentemente!” (33ª Surata, vers. 56)

E sobre quem recai a obrigação de rezar?

A oração é um preceito individual do qual o muçulmano púbere e sensato é incumbido, seja homem ou mulher; compete àquele a quem chegou a mensagem de Muhammad (Deus o abençoe e lhe dê paz), que sejam capazes de praticá-la e que estejam higienizados.

À criança manda-se praticá-la desde os sete anos de idade, para que cresça sob a égide do seu amor e a ela se habitue. Aos dês anos, embora o tenha ordenado seu pai, tutor ou educador, se recuse a fazê-la é castigada.

Vários são os versículos do Alcorão, que dizem respeito à oração:

 “ A oração é uma obrigação, prescrita aos crentes para ser cumprida em seu devido tempo”. (4ª Surata, vers. 103)

“ Recomenda aos teus a oração s sê constante, tu, também”. (20ª Surata, vers. 132)

“ Observai a oração, pagai o Zakat é genuflecti, juntamente com os que genuflectem”. (2ª Surata, vers. 43)

Muitas Tradições vieram destacar a importância e a obrigatoriedade da oração e indicar a maneira de fazer, assim como os castigos, para aqueles não a observam, conforme citado no principio deste livro. Quem quiser aumentar o seu conhecimento sobre esse assunto não precisa mais do que consultar os livros que relatam as Tradições, onde encontrará fartas informações para o seu aprofundamento.

O que Você Deve Fazer Antes de Começar a Oração

A oração impõe certas condições sem as quais não pode ser realizada. Porém, uma vez que essas se tenham cumprido, o servo terá o direito de se pôr de pé diante do seu Senhor, para a fazer. Essas condições são:

1 - A limpeza. Referimo-nos, aqui à limpeza do corpo, à da roupa e à do lugar onde se vai realizar a oração.

2 - Cobrir as partes pudicas ou vergonhosas – os órgãos sexuais e a parte de trás. O homem deve cobrir-se do umbigo aos joelhos, à frente e atrás. É preferível e o mais prudente. A mulher deve cobrir todo o corpo, exceto o rosto e as mãos.

3 - Realizar a oração no horário preceituado, não sendo permitido fazê-la antes do tempo prefixado. Indicaremos adiante, se Deus quiser, o horário correspondente a cada oração, tal como estabelecido pela charia’ a.

4 - Voltar-se em direção a Caaba, ou seja, orientar-se no sentido da Sagrada Mesquita de Deus, situada em Makka.