"E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrário, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor." (3ª: 169)

A Posição dos Mártires perante Allah, Ta'ala

Louvado seja Allah. Nós Lhe agradecemos e buscamos a Sua ajuda e diretriz. Buscamos refúgio junto a Ele quanto aos malefícios das nossas almas e as maldades das nossas ações. Àquele a quem Allah encaminhar, ninguém o pode desviar, e quanto àquele a quem desviar, ninguém pode pô-lo no caminho certo. Presto testemunho de que não há outra divindade além de Allah, Único, sem parceiros. Presto testemunho de que Muhammad é o Seu servo e mensageiro. Que Allah o abençoe e lhe dê paz, bem como aos seus familiares, seus companheiros e seus seguidores, amém.

caros irmãos: O que está ocorrendo no cenário árabe, quanto a agressão contra o Iraque e a Palestina, aperta o coração de tristeza. É uma lástima vermos a debilidade dos Muçulmanos e o constrangimento que eles estão passando. tais acontecimentos deveriam gerar neles mais brio pela sua religião e pelos seus irmãos; deveria incitá-los ao Jihad pela causa de Allah. Os sábios já deram o seu parecer jurídico, e a frente deles o Sheikh do Az-har, de que o Jihad, nestas circunstâncias, tornou-se uma obrigação de todo Muçulmano e Muçulmana; de que quem morre em defesa das terras do Iraque é considerado Mártir. A mídia nos mostrou duas mulheres Iraquianas que praticaram atentados contra os soldados invasores, uma das quais estava grávida. O que a levou ao seu ato é a sua convicção de que o que está com Allah é preferível e mais dourador. a classificação  de Mártir se aplica a muitas pessoas, de acordo com o hadiss de Said Ibn Zaid(R), que disse: "Ouvi Rassulullah dizer: Quem morrer em defesa de sua propriedade é Mártir; quem morrer em defesa de sua família é Mártir. Também o são os que morrem por agressão, afogamento, ou velhice. Os Mártires que ocupam as mais elevadas posições são aqueles que morrem pela causa de Allah. Aqui a pergunta se faz presente. Que privilégio terá o Mártir ao ingressar no paraíso? Com quem irá adentrá-lo? A resposta é que Allah, Ta'ala, garante ao Mártir o ingresso imediato no Paraíso. O Rassulullah disse: O Mártir ingressa no Paraíso antes que o seu sangue seque. Ele ingressa na região mais elevada do paraíso com a graça de Allah. O hadiss diz, a respeito disso, que o Rassulullah disse: Ninguém ingressará no Paraíso pelos seus atos! Perguntaram-lhe: Nem tu, ó Rassulullah? Nem eu!, disse, a menos que Allah me cumule com a Sua graça e misericórdia.

Allah, exaltado seja, nos informou quanto à posição dos Mártires, dizendo:

"E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos,; ao contrário, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor." (3ª: 169)

Conta-se que a mãe de Hárissa, filha de Suráca, foi ter com o Profeta e lhe pediu:

Ó Rassulullah, fala-me de Hárissa, que foi morto durante a batalha de Badr. Se estiver no Paraíso, terei paciência. Se não estiver, chorarei muito por ele. Disse-lhe: Ó mãe de Hárissa, o teu filho ocupa a parte mais elevada dos Jardins do Paraíso.

O Rassulullah disse que, além das dádivas com que Allah agracia os Mártires, Ele lhes concede seis privilégio:

O Mártir vê o local que lhe é destinado no Paraíso, é isento do castigo do túmulo, não sente medo, é-lhe colocado uma coroa de esmeraldas pela honra que lhe cabe, terá a companhia de setenta e duas huris, e intercederá por setenta de seus parentes. Foi isso que levou o pai de Jábir, com oitenta anos, ao ouvir o arauto convocando para o Jihad, durante a batalha de Uhud, ele ingressou em sua casa, pegou em suas armas e saiu para o Jihad. Ele tinha muitas filhas e um só filho, Jábir. este lhe perguntou: para onde vais, pai? Respondeu-lhe: Não ouviste o arauto do Rassulullah convocando as pessoas para o Jihad? O filho disse: És um homem idoso e não terá a mobilidade para a luta, eu posso substituí-lo. O pai lhe disse: A recompensa será o Paraíso, ó Jábir.' Este, não satisfeito, foi ter com o Rassulullah e lhe expôs o caso. O Rassulullah lhe disse para não se intrometer com a vontade do pai. 'Abdullah(pai do Jábir) ingressou na batalha e caiu Mártir. Na manhã do dia seguinte, o Rassulullah mandou chamar Jábir e lhe disse: Allah, exaltado seja, não fala com as pessoas a não ser por trás de um véu. Porém, falou com teu pai, frente a frente. Disse-lhe: Ó 'Abdullah, desejas alguma coisa? Respondeu: Desejo ser ressuscitado para lutar novamente pela Tua causa e ser morto, então ser ressuscitado e ser morto novamente, ser ressuscitado e ser morto...

Allah, lhe disse: Já foi dito que nunca retornareis. Pediu: Ó Senhor meu, informa, então, quem ficou. Em seguida foi revelado: "E não creiais que aqueles que sucumbiram pela causa de Allah estejam mortos; ao contrario, vivem, agraciados, ao lado do seu Senhor.'"

Lideranças como a do Rassulullah, quando pedem, são atendidas.

Servos de Allah, temei a ele, pois o Profeta disse: " A pessoa arrependida é amada por Allah, e quem se arrepende de um pecado é como se não o tivesse cometido."