bism_18.gif (3660 bytes)
Em Nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso !    

   
O Banho Completo ''Ghusl''

 

O Banho (ghusl) consiste em fazer com que a água flua por todo o corpo, inclusive pelos cabelos, essa é a melhor maneira de se limpar completamente o corpo, purificando-o de todas as impurezas e reavivando-o com um banho saudável e agradável.

E é recomendado o banho nas seguintes situações:

1 – Antes da oração de Sexta-feira.
2 – Antes das orações do Ide.
3 – Antes de entrar em estado de ihram no Hajj (peregrinação) e na Umra (visitação).

 
Quando é Necessário o Banho Completo ''Ghusl'' ?
 
Nos seguintes casos:

 

1º- Quando houver ocorrido ejaculação de esperma, acompanhado de uma sensação de prazer, mesmo que tenha sido causada tão somente pela imaginação.

 

2º- Quando tiver havido contato entre os órgãos genitais de um homem e os de uma mulher, mesmo que não tenha ocorrido ejaculação.

 

3º- A ejaculação durante o sono, tanto para o homem como a mulher, requer um banho completo se, ao acordar a pessoa encontrar restos de sêmen, na roupa ou cama, porém, se o sonho não tiver sido acompanhado de ejaculação, não havendo traços visíveis que a denunciem, não é necessário banhar-se.

 

4º- A mulher ao terminar seu período menstrual, deve banhar-se.

 

5º- A mulher que tenha dado à luz deve banhar-se, por completo, quarenta dias após o parto, mo término do resguardo, porém se a hemorragia do pós-parto se interromper definitivamente antes de se passarem os quarenta dias, então ela deverá se purificar, banhando-se, e não se exige que espere o fim do resguardo.

 

6º- Quando alguém se converte ao islamismo, deve tomar um banho completo ''ghusl'' após haver declarado a sua conversão.

 

O Que é Proibido Para Quem Necessita do Banho?

É proibido, para quem necessita, tudo o que é proibido para quem está sem a ablução e mais:

1 – Recitar o Alcorão. (com exceção da mulher que está menstruada, esta pode recitar, mas não pode tocar).
2 – Entrar na mesquita.

Os tipos de impurezas das quais devemos nos lavar:

1 – Fezes.
2 – Urina.
3 – Sangue.
4 – Bebidas alcoólicas.
5 – Sêmen.
6 – Saliva do cachorro.
7 – O porco.

Como se Faz o Banho Completo ''Ghusl'' ?

Tendo preparada a água, entra-se no local de banho, com a intenção expressa de se desfazer da impureza.

Recomenda-se que se lavem primeiramente as mãos, três vezes, em seguida, lavam-se as partes pudicas e após isto completa-se o banho de todo o corpo.

Fazem-se primeiramente a abluções, deixando a lavagem dos pés para o fim, joga-se água sobre a cabeça, três vezes com as mãos em forma de concha, passando as mãos por entre as raízes do cabelo.

Depois faz-se escorrer água por todo o corpo, esfregando-o, exceto pelas saídas naturais.

O banho completo ''ghusl'' também pode ser feito por imersão em um rio, mar ou qualquer outro tipo de localidade onde haja água, desde que seja limpa, depois de ter formulado a intenção e feito as abluções, incluindo o bochechar da boca e a lavagem do nariz pela inspiração e expiração de água.

O primeiro objetivo é a limpeza ou a pureza do corpo, mas a limpeza espiritual e a pureza da alma, isto é, a libertação dos pecados, é o objetivo principal da religião, por isso ao término do banho completo ''ghusl'' devemos recitar a seguinte prece:

''Allahumma já'alni mina Attawwabiina waj'alni minal Mutatahiriin.''  

''Ó Deus ! Faze com que eu seja um dos que não cessam de se voltar arrependidos, para Ti, e um dos que não cessam de purificar-se.''