Fiqh / Halal e Haram

Purificação/ At-Taharah

Toda água é considerada pura e adequada para a purificação salvo quando estiver misturada com elementos impuros ao ponto de que o seu gosto, a sua cor ou cheiro mudou, ou quando esta água estiver um recipiente a partir do qual um cão ou porco havia bebido antes.

Impurezas/ An-najassat

O Muçulmano deve evitar as substâncias impuras ou não limpas e deve lavá-las se poderão contaminar o seu corpo, a sua roupa ou o lugar de oração. Essas impurezas incluem:

  1. Animais mortos que não foram abatidos em ritos Islâmicos para o consumo (salvo peixe, lagosta e insetos destituídos de sangue)
  2. Sangue derramado de um animal de um corpo humano (o sangue proveniente de ferimentos que não pode ser impedido não é tido em consideração durante a oração)
  3. Porcos ou quaisquer partes destes
  4. Vômitos humanos, urina e excreção
  5. Urina e fezes de animais não consumidos no Islam
  6. Animais que se alimentam de fezes de outros animais
  7. O cão, exceto o seu cabelo
  8. Um liquido branco emitido depois de urina (por algumas pessoas)
  9. Fluído prostático resultante de excitação sexual – (Fluído de semente? Seminal é considerado puro)
  10. Os sábios/ Doutos Islâmicos divergem quanto a impureza de bebidas alcoólicas se um indivíduo mantiver contacto com estas, todavia, não há dúvida quanto a sua proibição para o consumo.

Se o corpo ou a roupa for contaminado por uma dada impureza, ele deve ser lavado com a água. O solo é purificado mediante a remoção de todas as impurezas sólidas (ou decaí) sobre o mesmo. No caso de impurezas líquidas, deve se entornar/deitar a água sobre o solo, ou então deixar-se que este venha secar por si só completamente.

Se um indivíduo encontra água ou uma outra substância e duvida sobre a sua pureza, ele deve considerá-la pura e não questioná-la. Mas se um indivíduo descobrir algumas impurezas no seu corpo depois de oração e que ele não estava inteirado disto antes ou que havia se esquecido sobre isto, a oração do indivíduo continuará válida, sem necessidade de repiti-la. 

Realizar uma necessidade Natural/ Qada' al-Hajah

Um indivíduo não deve levar consigo algo que contém versículos de Alcorão ou o nome de Allah escrito sobre ele para o quarto de banho. Além disso, É de costume não falar enquanto estiver a realizar uma necessidade natural e deve estar escondido de outros. Um indivíduo deve evitar dirigir-se ou dar as suas costas para a direção de Qiblah quando estiver a satisfazer as suas necessidades naturais fora numa área aberta, e deve evitar que a urina caia sobre ele.