Trocando de Posições Após Realizar Orações Obrigatórias


Data da fatwa: 08/julho/2002
Tópico da fatwa: Salat (Oração)
Nome do Mufti: Sheikh Sayyed Mutawalli Ad-Darsh

Pergunta: Por que as pessoas, após fazer as orações obrigatórias, saem de seu lugar inicial para oferecer as orações Sunnah?

Resposta:

Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso!

Todos os louvores e agradecimentos são para Allah, e que a paz e as bênçãos estejam com Seu Mensageiro.

Prezado interrogador, muito obrigado por confiar em nós, e nós esperamos que nossos esforços, que são puramente pela graça de Allah, satisfaçam suas expectativas.

De fato, trocar as posições após realizar as orações obrigatórias é uma Sunnah Profética. Além disso, é um sinal claro que distingue a oração obrigatória da Sunnah que é realizada depois dela.

Em sua resposta à questão, o Sheikh Sayyed Mutawalli Ad-Darsh, ex-presidente do UK Shari`ah Council, que Allah tenha misericórdia dele, emite a seguinte fatwa:

“Mudar de posição para realizar as orações Sunnah é uma tradição válida do Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele. Assim como no caso de orações Tarawih, o Profeta sempre queria fazer uma clara distinção entre o que era obrigatório e o que era opcional. Portanto, neste exemplo, ele ordenou aos crentes que trocassem de lugar, para que assim não parecesse que as orações Sunnah eram uma extensão das orações Fard, ou obrigatórias.

Portanto, o objetivo de se trocar de lugar era o de fazer uma pausa intencional entre as duas. Esse é o mesmo motivo pelo qual se pede aos crentes que façam o Tasbih ou louvor a Allah entre as orações Fard e Sunnah.

Existe uma tradição válida do tempo do Profeta relatando um incidente onde um crente – tendo terminado suas orações Fard – imediatamente levantou-se para oferecer sua Sunnah. Omar, pelo aviso do Profeta, ordenou ao homem a se sentar e esperar.

Com tanta ênfase para as orações Fard serem oferecidas na mesquita, o Profeta aconselhou que as orações Sunnah sejam feitas em casa para permitir uma pausa e também para garantir que as casas das pessoas nunca fiquem destituídas de adoração. Neste contexto, relata-se que o Profeta, que a paz e as bênçãos estejam com ele, tenha dito, “Não transformem suas casas em um cemitério.”

Que Allah o guie para a senda reta, e o guie para aquilo que O agrada, Amin.

Allah Todo-Poderoso sabe mais.


http://www.islamonline.net/fatwa/english/FatwaDisplay.asp?hFatwaID=75169

Tradução: Irmã Noora