A dignidade da prece

 

Questão:

Porque os muçulmanos beijam o chão quando em oração? Porque eles se inclinam para o chão? Você não pode rezar com sua cabeça erguida dignamente? O que o solo tem de tão sagrado para ser beijado?


Data:

01/ 01/ 2003

 

Nome do consultor:

Daud  Matthews

Resposta:

Salam Arthur,

Obrigado pela sua questão. Para responde-la preciso desfazer certa confusão. Os muçulmanos não beijam o chão na oração. Nós simplesmente encostamos a testa e o nariz no solo. Os muçulmanos adoram apenas Allah; pois acreditam que não existe outro Deus além Dele, O Criador de toda existência. Assim, eles inclinam as cabeças humildemente em respeito a Ele, enquanto oram.


Mas vamos prosseguir: a oração é um ato de adoração. Como todos os atos de adoração, é também um ato de obediência, de reverência, de entrega, de submissão. Em verdade, a dignidade de um crente está em sua absoluta submissão ao seu Criador, e apenas ao seu Criador e a ninguém mais.

 

Deus não precisa de nossa adoração; somos nós que precisamos Dele. A oração é – ou deveria ser – para o nosso benefício. O muçulmano deve ser humilde e concentrar-se totalmente em sua prece.  “Rezar com sua cabeça erguida dignamente” tem um toque de orgulho e arrogância – o ego está se afirmando

 

Como o homem pode ser arrogante diante de Deus?

Tudo o que fazemos é com a ajuda e permissão de Deus, quer o admitamos ou não. Portanto devemos ser gratos. Devemos nos humilhar em nossa prece. Assim nos inclinamos e dizemos: “Todo louvor é para Deus, o Senhor de toda Grandeza”, com temor e reverência. Então mostramos realmente nossa humildade tocando o chão com nossa testa e dizendo: “Todo o Louvor é para Deus, O Mais Elevado”. Olhe para nós, tão junto ao chão, tão humildes quanto possível, e reconhecemos, dentro de nossas possibilidades, a grandeza incomparável de Deus! Deus nos diz na Surah 96, versículo 19:

“… mas prostrem-se e se aproximem [de Allah]…”

Allah também diz na Surah 40, versículo 60:

“ E seu Senhor diz:: ‘Chame por mim, e Eu lhe responderei. Em verdade, aqueles que desdenham Minha adoração adentrarão o Inferno humilhados.’”

Abu Hurairah (que Allah esteja contente com ele) relatou que o Profeta Muhammad disse:

“O mais perto que um servo pode estar de seu Senhor é quando ele se prostra. Por isso façam súplicas abundantes ao se prostrarem.
(Muslim.)

O que é dito aos muçulmanos sobre o chão é o que o Profeta Muhammad disse:

“Toda a terra é uma masjid (um local de prostração ou mesquita) para mim e meus seguidores.”

Em outras palavras, a prece formal pode ser cumprida em qualquer lugar na terra, não apenas em uma mesquita. Por isso pode se ver os muçulmanos rezando em todo e qualquer lugar, muitas vezes até mesmo parando seus veículos e rezando a beira da estrada.

E Allah sabe mais.

 

http://www.islamonline.net/askaboutislam/display.asp?hquestionID=4109

Tradução: Irmã Mariam Polga