Os Anjos: Entram ou Não nos Lugares Onde Ficam Estátuas e Retratos de Homens e Animais?

Abu Hureira –radiu Allahu anhu- relatou que o Apóstolo de Allah(as bênçãos e paz de Allah o cubra) disse: “Os Anjos não entram numa casa (ou qualquer outro lugar) onde há estátuas ou retratos.” (Muslim)

Eis a opinião do douto Nazhatu-el-Mutaqeen: A lição que tiramos deste hádiss é de que quem quer que se contenta em possuir gravuras na sua própria casa impede/proíbe a entrada de anjos. Os anjos não entram nessas casas em virtude da sua rejeição e reprovação/censura do ato de fabrico de gravuras em violação à legislação de Allah, o altíssimo. O resultado da  ausência dos anjos numa casa é um convite aberto aos demônios.

Que Tipo de Gravura Impede a Entrada de Anjos Numa Casa?

A gravura que impede a entrada de anjos trata-se daquela que nos - é proibida de possuirmos. Como por exemplo, a gravura que contém uma alma, e sua cabeça não foi cortada, ou ainda a gravura que não é utilizada de maneira desprezível. (al-Khattaabee menciondado por al-Haadif ibn Hajar)

Porque é Que os Anjos Não Entram Em Casas Onde Ficam Retratos e Estátuas?

Na verdade, os anjos não entram em casas onde ficam retratos e estátuas porque aqueles que tomaram essas gravuras fizeram-na por imitação dos incrédulos que tomaram essas gravuras nas suas casa e as glorificaram. Portanto, os anjos não entram numa tal casa, abandonando-a e evitando-a. (Fath al-Baaree) 

Imam an-Nawawee comentou: Os conhecedores afirmaram que a razão porque os anjos não entram em casa onde há uma gravura prende-se pelo fato de ser um ato de desobediência , e porque é uma tentativa de imitar a criação de Allah, o exaltado, e vezes há essa gravura é adorada no lugar de Allah, o exaltado, e porque também é algo proibido.

Como É Que as Pessoas Tomaram Estátuas Como Ídolos

Opinião do Shaykh Mohammad Jameel Zainoo, Docente, na Escola de H’adiss- Daar al-Hadeeth, Makkah

Islam veio com o intuito de convidar as pessoas a adorarem a Allah sozinho, e abandonar tudo além de Allah, tais como santos, e pessoas virtuosas que são personificadas (dadas outras expressão visual) em ídolos, estátuas e gravuras.

Esta convocação é antiga, desde  que Allah enviou os primeiros mensageiros para guiarem as pessoas.

Allah subhanahu wa t’ala afirma:

"Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai a Deus e afastai-vos do sedutor! Porém, houve entre eles quem Deus encaminhou e houve aqueles que mereceram ser desviados. Percorrei, pois, a terra, e observai qual foi a sorte dos desmentidores." (16:36) 

A menção dessas estátuas está no capítulo de Al Qur’an sob o título Nuuh e a prova mais forte disto está na representação de homens virtuosos encontra-se na explicação dada por al-Bukhari, relatado por Ibn Abbas –radiu allahu anhu acerca do versículo a seguir:

"Porém, os chefes incrédulos do seu povo disseram: Esse não é mais do que um homem como vós, que quer assegurar a sua superioridade (sobre vós). Se Deus quisesse, teria enviado anjos (por mensageiros). Jamais ouvimos tal coisa de nossos antepassados!" (Al-Nuuh: 23-24)

Ibn Abbas-radiu allahu anhu- comentou: Os nomes (de ídolos) atrás referidos pertenciam aos alguns homens piedosos do povo de Nuuh nos tempos idos, e quando eles morreram o Satanás inspirou o povo destes homens piedosos para que erguessem ídolos nos lugares onde eles se congregavam e de chamar a  esses ídolos por seus nomes. O povo seguiu este conselho todavia nessa altura os ídolos não eram adorados ainda até depois da morte dessas pessoas que iniciou a adoração desses ídolos.’ (Al-Bukhari 6/414 No. 442)

A presente história informa-nos que a razão porque as pessoas adoram outras divindades além de Allah esteve nas estátuas que personificaram os dirigentes. Muita gente pensa que essas estátuas e em particular as gravuras tornaram-se lícitas em virtude da ausência daqueles que  adoram essas estátuas nossos tempos. Esta assunção é rejeitada por razões a seguir enumeradas:

  1. A adoração das gravuras e estátuas continua a ter lugar nos nossos dias. Os retratos de “Issa (Jesus) e a sua mãe Maria estão a ser adorados no lugar de Allah, sobretudo nas igrejas e mesmo  a cruz está sendo alvo de prostração. Existem também obras  (pôster) de elevado valor artístico contendo imagens de Jesus a serem vendidas em preços exorbitantes  e as mesmas são penduradas em casas para efeitos de adoração e glorificação.

  2. Asiste-se à situações onde as pessoas que passam vergam os seus corpos e tiram os seus chapéus perante estátuas (retratos) dos líderes nos países materialisticamente avançados mas espiritualmente retrógrados (atrasados). As estátuas de George Washington em América, a de Napoleão em França, a de Lénin e Stalin em Rússia, assim com as demais estátuas colocadas nas vias públicas ou estradas para as pessoas que passam vergam perante as mesmas constituem exemplos do acima referido.

Prejuízos Causados Por Retratos e Estátuas:

Relativamente à religião e Aqeedah (Crença/Fé), todos nos assistimos como é que as gravuras e estátuas corromperam as crenças de muita gente. Os Cristãos adoram as imagens de Jesus, da sua mãe Maria,  e a cruz. A Europa e a Rússia adoraram as estátuas e os retratos dos seus líderes e vergaram as suas cabeças para as mesmas como ato de veneração e glorificação. Mesmo alguns estados Islâmicos Árabes seguiram os e ergueram estátuas para os seus líderes. Outrossim, essas pessoas visualizam os seus dirigentes enquanto realizam os atos de recordação e exaltação.
 
As imagens de cantores e dos que divertem as pessoas são amadas por seus fãns, outras penduradas para efeitos de glorificação e deificação por parte dos fãns.
 
As estátuas e retratos corrompem também o caráter e a moralidade da juventude.  Vemos as estradas e casas cheias de imagens dos artistas-homens e mulheres- vestidos indecentemente, o que faz com a juventude lhes ame ainda mais e dà azo a indecência e imoralidade, aberta ou secretamente.
Quanto às conseqüências dos retratos e estátuas na riqueza, isto não requer provas e é muito óbvio. Gasta-se muito dinheiro para essas estátuas para contentamento do Satanás.
 
Quais São os Retratos ou Estátuas Tolerados?
 
  1. As gravuras ou estátuas retratando árvores, estrelas, o sol e a lua, as montanhas, pedras, rios e mares, e cenas bonitas retratando o panorama ou lugares sagrados, como por exemplo, as imagens de al-Ka’bah, al-Madinha e a Mesquita Aqsaa, e as restantes mesquitas, com a condição de que essas imagens não tem homens e animais.  Ibn Abbas –radiu allahu unhu- disse: “se tiver que fazer isto, então, faça as gravuras de árvores de coisas destituídas de almas.” (Al-Bukhari 3/323, No. 428 e Muslim 3/1161, No. 5272)

  1. Os retratos que se encontram nos documentos de identificação como cartão de identificação, passaporte, carta de condução e outros que pertencem a esta categoria. Isto é tolerado em virtude da necssidade.
  1. Fotografias de criminosos como por exemplo assassinos, ladrões e outros, com o intuito de facilitar a sua identificação e captura e castigo. No mesmo grupo encontram-se também aquelas gravuras necessitadas na ciência como é o caso de medicina etc. Isto por unanimidade dos conhecedores.
  1. As meninas estão permitidas brincar com as bonecas feitas de tecido, em forma de um bebês. Elas, ao brincarem com a mesma, dá-lhe de vestir, banho e faz-lhe dormir. Isto com o intuito de ensinar e prepará-la para criar criança quando torna-se uma mãe. A evidência disto reside no hádiss de Aisha-radiu allahu anha- como segue: “Eu brincava com as bonecas na presença do Profeta –as bênçãos e paz de Allah o cubra- e as minhas amigas também brincavam comigo.” (Al-Bukhari [8/95 No. 128] e Muslim [4/1299, No. 5981])

Outros Hádiss Que Condenam o Uso de Retratos ou Estatuas

Abu Hureira-radiu allahu anhu- relatou que Apóstolo de Allah-as bênçãos e paz de Allah o cubra- disse: “Jibrael veio a mim e disse. Vim ter contigo ontem a noite e fui impedido de entrar pelo simples fato de lá ter havido estátuas pela porta, dentro da casa havia uma cortina que continha imagens, e havia também um cão dentro da casa. Desta forma, ordena para que a cabeça da estátua que se encontra dentro da casa seja cortada para que tenha a forma de uma árvore; ordena para que a cortina seja cortada e seja transformada em duas almofadas (tapetes) sobre as quais as pessoas possam passar; e ordena também para que o cão seja posto fora de casa. O Apóstolo de Allah(as bênçãos e paz de Allah o cubra) assim procedeu. O cão pertencia ao al-Hasan ou al-Hussain –radiu allahu anhuma) e estava por debaixo das suas camas. Dai, ele ordenou para que  a mesma fosse posto fora e assim foi feito.” ( Abu Daud 3/1549, No. 4146 autenticado por Albani)

Abu Juhaifa-radiu Allahu anhu- relatou que “o Profeta –as bênçãos e paz de Allah o cubra- proibiu tomar preços de sangue, preço de cão, e o rendimento de uma prostituta. Ele também amaldiçoou a pessoa que concede ou recebe juros, a senhora que faz ou recebe tatuagem  e os fabricantes/desenhadores de gravuras (artistas).” (al-Bukhari 7?546, No. 845)

Alee Ibn Abu Taalib-radiu Allahu anhu- disse ao Abu’l Hayyaaj: “Enviar-te-ei numa missão semelhante àquela a mi incumbida por Apóstolo de Allah (as bênçãos e paz de Allah o cubra): Não deixe que haja uma única gravura sem obliterá-la ou apagá-la, tão pouco a sepultura elevada acima do chão/terra sem a reduzir ao nível da terra.” (Muslim 2/459, No. 2115)

 Anas narrou que a Aisha-radiu allahu anha- tinha uma cortina (que continha gravuras) e ela tapava/cobria parte do apartamento dela com a mesma. O Profeta –as bênçãos e paz de Allah o cubra- disse-lhe: retira isto das minhas vistas, porque as suas gravuras continuam a penetrar na minha mente (como tal perturbam-me) nas minhas orações. (al-Bukhari 7?544, No. 842)

Allah sabe melhor!