O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!

O Nome de Allah Ar Raqib (O Observador)

Nossa aula de hoje é sobre o nome de Allah Ar Raqib (o Observador). O Nome Ar Raqib aparece 3 vezes no Alcorão Al Karim. A primeira vez aparece na Sura An Nissá (As Mulheres), no primeiro versículo. Allah SWT disse:
“Ó humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um só ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumeráveis homens e mulheres. Temei a Deus, em nome do Qual exigis os vossos direitos mútuos e reverenciai os laços de parentesco, porque Deus é vosso Observador.” 4:1

E também aparece na sura al Ma'ida ( A Mesa servida) quando Jesus (Issa) AS disse:

“Não lhes disse, senão o que me ordenaste: Adorai a Deus, meu Senhor e vosso! E enquanto permaneci entre eles, fui testemunha contra eles; e quando quiseste encerrar os meus dias na terra, foste Tu o seu Único observador, porque és Testemunha de tudo.” 5:117

O objetivo desta nossa aula consiste em corrigir o nosso interior, pq Ar Raqib está nos observando e está nos vendo seja quando estamos perante as pessoas seja quando estamos sozinhos. Vamos ter firmes em nossas mentes o seguinte versículo do Quran:

“e está convosco onde quer que estejais, e bem vê tudo quanto fazeis.” 57:4

O objetivo é que nós tenhamos firmes em nossas mentes que Allah está nos vendo, Allah está nos observando, Allah é Testemunha dos nossos atos. Nós sabemos disso, mas vamos viver com esse conceito, e viver com essa idéia firme em nossas vidas. Não basta sabermos o significado se nós não vivermos com ele em cada movimento e suspiro da nossa vida. O resultado disso é que nosso exterior será igual ao nosso interior isso pq Ar Raqib está conosco onde quer que estejamos.

Nós vivemos com a teoria da “ponta do iceberg”, ou seja, sabemos que o que é aparente num iceberg é apenas 20% e abaixo desses 20% existem 80% que não são visíveis. Nós nos concentramos em embelezar os 20% da nossa aparência, que é a nossa aparência perante os outros, mas esquecemos de embelezar nosso interior que correspondem a 80% do nosso ser. E como embelezaremos nosso interior? Só aprenderemos a embelezar nosso interior quando aprendermos a viver com o nome de Allah Ar Raqib. Allah SWT disse no Quran Al Karim:

“Ignora, acaso, que Deus o observa?” 96:14

Então, se vivermos com o nome de Allah Ar Raqib nosso interior será como nosso exterior, já que para nós não fará diferença sendo que de qualquer forma saberemos que estamos sendo observados. Se fizermos algo ruim saberemos que Ar Raqib está nos observando e se fizermos algo bom saberemos da mesma forma que estamos sendo observados. Allah SWT não é só Raqib com relação às nossas más ações, mas também com relação as nossas boas ações. Allah SWT disse:

“e está convosco onde quer que estejais, e bem vê tudo quanto fazeis.” 57:4

Bom, mas o que significa que Allah está nos observando? Vou responder com 3 histórias, 2 delas aconteceram com Omar Ibn Khatab (RAA):

Primeira história: Omar ibn Khatab estava caminhando quando se encontrou com um pastor de cabras e quis testá-lo para ver através dele como estava a situação da Ummah, a partir do comportamento desse pastor, disse a ele: “Oh Jovem quero que me vendas essa cabra!”. O jovem respondeu: “Essa cabra não é de minha propriedade, é do meu senhor (patrão)”. Então Omar disse: “Então venda-me e diga ao teu senhor que um lobo comeu essa cabra”. O pastor de ovelhas era simples,com conhecimentos limitados e não conhecia Omar Ibn Khatab, disse bravo: “Allahu Akbar e para Allah? E para Allah?”. Então Omar Ibn Khatab chorou. Esse simples pastor resumiu o espírito do Din. Há pessoas que exteriorizam sua aparência na adoração, sendo que seu interior está corrompido.

Segunda história: Omar ibn Khatab na época do seu califado costumava a caminhar durante as noites para ver a situação do seu povo. E certa vez ao passar por uma casa ouviu a voz de uma mulher que vendia leite dizendo a sua filha: “Filha misture água no leite”. A menina perguntou: “Oh mãe não sabes que o lider dos crentes (Omar ibn Khatab) proibiu-nos de misturar água ao leite?” A mãe respondeu: “Omar ibn Khatab não está nos vendo agora!” Então a menina respondeu: “Mãe se Omar não nos vê saiba que o Senhor de Omar está nos vendo!”. Omar ibn Khatab ao ouvir isso marcou essa casa e foi até seus filhos e disse: “Nessa casa vive uma menina. Quem de vcs quer se casar com ela? Juro que esta menina não se casará com ninguém que não seja da família de Ibn Khatab e se nenhum de vcs quiser casar com ela, eu me casarei. Entao ‘Asem filho de Omar Ibn Khatab se casou com ela e da descendência deles nasceu Omar ibn Abdel Aziz que é considerado o quinto khalifa do Islam. Fruto bendito das palavras: “se Omar não nos ve, o Senhor de Omar está nos vendo”.

Terceira história: É a história de um jovem na época dos mongóis que queria seguir o caminho reto mas não conseguia. Então ele foi até um sábio e disse: “Ouvi um hadiss do Profeta Muhammad no qual um homem se dirigiu ao Profeta e lhe perguntou: ‘Me ensine algo do Islam que eu não tenha que perguntar a ninguém depois de ti.’Então o Mensageiro de Allah disse: “Diga: Creio em Allah e mantenha-se firme.”. Como eu posso fazer isso? Então o sábio não lhe respondeu com teoria, mas lhe deu uma lição prática. Ele disse: “Quando fores para a tua cama dormir repita várias vezes até dormir: “Allah me vê, Allah me observa, Allah é Testemunho dos meus atos” continue dizendo essas palavras até dormir e quando acordares e te levantares para começar um novo dia, diga essas palavras até saíres de casa. O sábio queria que este significado se estabelecesse na mente do jovem dia e noite. Em seguida lhe ordenou: “siga repetindo essas palavras durante o dia tanto quanto puderes e venha me ver daqui a 1 ano e me informe sobre o que lhe aconteceu.”. Este jovem não voltou a ver o sábio no ano seguinte, mas a sua situação mudou. Ele conta: “Cada vez que estava a ponto de cometer um pecado dizia: Allah me vê, Allah me observa, Allah é Testemunho dos meus atos. Deste modo fui mudando pouco a pouco.”. Um ano passou sem que o jovem visse o sábio, o jovem se inscreveu no exército, começou a progredir e teve um sonho. Sonhou que ele estava perdido no deserto e que havia sentado sobre uma rocha e estava chorando quando apareceu um grupo de cavaleiros encabeçados por um homem branco e elegante. Quando este lhe viu chorando pegou-o e levantou-o sacudindo-o e logo disse: “Levante-se, pois teu caminho ao Egito começa desde aqui, reinarás o Egito e vencerás os mongóis.”. Esse jovem chamava-se Kotoz e o sonho realmente se realizou, foi um líder e com a bandeira do islam derrotou os mongóis. E o começo desse líder foi com: “Allah me ve, Allah me observa, Allah é Testemunho dos meus atos.”.

Entenderam agora o que significa o nome de Allah Ar Raqib? Ar Raqib é o Observador que sabe de cada suspiro dos seus servos. Allah SWT disse:

“Ele conhece os olhares furtivos e tudo quanto ocultam os corações.”40:19

Em outro versículo Allah SWT disse:
“Quer faleis privativa ou publicamente, Ele é Conhecedor das intimidades dos corações.” 67:13

E disse Ar Raqib:
“Não é necessário que o homem levante a voz, porque Ele conhece o que é secreto e ainda o mais oculto.” 20:7

Além disso na Sura al Mujadala (A Discussão) no versículo 7, Allah SWT disse:

“Não há confidência entre três pessoas, sem que Ele seja a Quarta delas; nem entre cinco, sem que Ele seja a sexta; nem que haja menos ou mais do que isso, sem que Ele esteja com elas, onde quer que se achem. Logo, no Dia da Ressurreição, os inteirará de tudo quanto fizerem, porque Deus é Onisciente.” 58:7

Irmãos, todos nós estamos descobertos perante Allah, podemos ocultar milhões de segredos seja de quem for, mas de Allah jamais, tanto aquilo que fizermos ocultamente como aquilo que fizermos publicamente para Allah não faz diferença alguma. Nós podemos por ex. sorrir para alguém quando no nosso coração odiamos tal pessoa. Nós cremos que ninguém sabe disso, quando na verdade Allah SWT é testemunho do que está nos nossos corações.

Escutem o Du’a da viajem onde o Profeta disse: “Oh Allah Tu és o Companheiro na viagem e o Sucessor na família.”. Subhan Allah, Allah Ar Raqib é o único que pode te acompanhar na viagem e ser o protetor da família ao mesmo tempo. Disse Allahu Taala:

“Ele sabe o que há na terra e no mar; e não cai uma folha (da árvore) sem que Ele disso tenha ciência; não há um só grão, no seio da terra, ou nada verde, ou seco, que não esteja registrado no Livro lúcido.” 6: 59

Allah SWT preestabeleceu a quantidade exata das coisas mais pequenas e minúsculas, inclusive o grão de areia que se move no deserto. Então se até mesmo uma folha é observada por Allah SWT, tu oh ser humano não serás observado cada segundo por Allah nos teus atos?

Há pessoas que enganam as outras e traem, falsificam, são injustos, acaso essas pessoas não sabem que Allah está lhes observando?

Há uma história de um homem que havia sido assaltado e lhe roubaram grande parte do seu dinheiro. Mas esse homem se armou de paciência e agüentou a calamidade. Então logo esse homem ficou doente e sentiu que estava próximo da morte. Então chamou seu filho maior e disse: Quando eu morrer, passe com o funeral perante a loja do homem que me injustiçou e lhe dê esta carta, e leia essa carta a ele no mesmo momento em que o funeral tiver passando. E assim foi, quando ele morreu seu filho passou com o funeral perante a loja desse homem, foi até ele e disse: O defunto que está nesse funeral lhe escreveu isso na agonia da morte, e leu a carta que dizia: “Já estou morto, e tenha a certeza que Allah sabe o que fizeste porque Ele é o Observador de nós dois, e você logo se apresentará perante Ele. Logo nos veremos para fazer a justiça, a Justiça de Allah!"
Já pensaram? Temamos a Allah irmãos, Allah está observando nossos atos!

Essa aula de hoje é para que saiamos daqui sabendo que jamais estamos sozinhos, Allah está conosco nos vendo e observando a cada segundo ou instante das nossas vidas, mas além de sabermos disso, aplicarmos isso na nossa vida.

Agora imaginem se a sociedade houvesse sido educada a partir desse nome de Allah, Ar Raqib, com certeza nossa sociedade seria outra, pq Ar Raqib iria resultar mais eficaz do que 1000 policiais por pessoa, mais do que 1000 câmeras instaladas nos estabelecimentos e nas ruas. Portanto podemos ainda tentar reviver nossa Ummah com os nomes de Allah, e se revivermos nossa Ummah com o nome de Allah Ar Raqib certamente estaremos mais próximos da vitória.

Irmãos, o objetivo de termos o nome de Allah Ar Raqib claro em nossas vidas é que para nós não haverá diferença entre o nosso interior e o nosso exterior, pq saberemos que Allah de qualquer forma está nos observando. Portanto nosso interior será igual ao nosso exterior. Abu Bakr as Sidiq quando quis nomear Omar Ibn Khatab como seu sucessor no Califado, as pessoas perguntaram a Abu Bakr: “Como irás designá-lo como Khalifa sendo que já sabes que ele é implacável?” Então Abu Bakr respondeu: “Irei designá-lo porque sei que ele é um homem cujo o interior é melhor do que ele exterioriza”.

Bom, devemos saber que Ar Raqib não é só Observador dos nossos maus atos, mas também quando fazemos boas ações. Então pode ser que tenhamos a intenção de fazer uma boa ação, sem revelarmos a ninguém isso, mas saiba que Ar Raqib sabe disso e inclusive irá te recompensar por isso. Seja o que for a boa ação que fizeres, por menor que seja Ar Raqib está observando e não só observará mas te recompensará por ela, e aqui está a ligação do nome Ar Raqib com o nome de Allah Ashakur (o Recompensador).

Irmãos, isso tudo não quer dizer que nós não cometeremos pecados, com certeza cometeremos, mas saberemos que deveremos voltar o mais rápido possível a Allah arrependidos.

Vocês lembram da história do Profeta Yunus (Jonas) As? O Profeta Yunus havia se enfurecido com seu povo e se afastado deles, sendo que mais tarde esse povo todo se tornou um povo crente. Então no caminho, Yunus foi engolido vivo por uma baleia e na escuridão do mar e da barriga da baleia invocou a Allah. Allah SWT disse no Quran: “Clamou nas trevas: Nao há divindade além de Ti, Glorificado sejas, é certo que me contava entre os iniquos.” (21:87).

Agora, reparem na fé e na convicção do Profeta Yunus ao invocar a Allah de dentro da barriga da baleia, e a convicção dele de saber que mesmo nesse local Allah Swt estaria lhe vendo e lhe observando. Quando os anjos ouviram a voz do Profeta Yunus invocando a Allah disseram: “Oh Senhor! Uma voz conhecida vinda de um lugar desconhecido!” E Allah SWT lhes respondeu: “Acaso não reconheceram? Esta é a voz do meu servo Yunus!”

Quais são os tipos de Observação?

1) é a observação de Allah SWT. Allah SWT disse: “Allah é vosso Observador.” (4:1)

2) A observação dos anjos. Allah SWT disse: “Não profere dito algum sem que haja, junto dele, um observante presente.” 50:18

Tanto na nossa direita como a nossa esquerda há anjos que nos observam e nos vigiam a cada momento. Alguma vez já fizeste uma boa ação e olhaste ao teu lado direito e disseste: “Aponta essa minha boa ação!”ou então quando cometeste um pecado olhaste pro teu lado esquerdo e disseste: “Me arrependi!! Vou pedir perdão!”.

Um homem uma vez foi até um sábio para que este lhe permitisse cometer um pecado. Mas o sábio quis lembrá-lo do conceito da vigilância e da observação. O sábio disse ao homem:

“Sim, você pode cometer esse pecado, mas só se vc cumprir com 4 condições!” O homem perguntou: “quais são as condições?”. O sábio disse: “A primeira condição é que não cometas esse pecado sobre a Terra de Allah!”. Então o homem disse: “Então aonde vou se todo o Universo Lhe pertence?” Então o sábio disse: “Não te envergonhas de desobedecer a Allah em sua própria terra?” Então o homem perguntou: “qual é a segunda condição?” O sábio respondeu: “Se ainda assim queres desobedecê-Lo faça em algum lugar onde Ele não possa te ver”. Então o homem disse: “Para onde vou se Ele me vê em tds os lugares?” Então o sábio disse: “Não te envergonhas de que Ele te veja desobedecendo-Lhe?” Então perguntou pela terceira condição. Ele disse: “Se ainda queres desobedecê-lo então não comas do Seu sustento!” O homem disse: “De onde me sustento então?” E perguntou pela quarta condição. O sábio disse: “Se ainda queres desobedece-lo ordena teu anjo da direita e da esquerda e diga: ‘deixem-me agora enquanto desobedeço meu Senhor, depois voltem até mim!’”. Então o homem disse: “Acaso estás debochando de mim?”Mas o sábio respondeu: “Tu é que estás debochando de ti mesmo!”.

3) É a tua propria consciência. Assim quando fazes um pecado imediatamente a tua consciência sente e quando fazes uma boa ação tua consciência fica tranqüila e alegre. Vejamos que as pessoas que vão cometer algum crime ou algo do gênero, tem na maioria das vezes que estar ou sob efeito das drogas ou do álcool, pq? Para enganar e conseguir ultrapassar a sua consciência, e se atrever a cometer o crime, para não sentir a consciência doendo na hora de cometê-lo e não ser impedido por ela.

Mas se mesmo assim insistirmos em viver sem ter a consciência de que estamos sendo observados, então devemos saber que há o dia do juizo. E Allah SWT disse: “Porém carregarão seus fardos as suas costas” (6:31) e disse:
“O Livro-registro será exposto. Verás os pecadores atemorizados por seu conteúdo, e dirão: Ai de nós! Que significa este Livro? Não omite nem pequena, nem grande falta, senão que as enumera! E encontrarão registrado tudo quanto tiverem feito. Teu Senhor não defraudará ninguém.” 18:49

Ou seja, nossas obras aparecerão perante nós detalhadamente e nos será dito: “Lê teu livro! Hoje bastarás tu mesmo para julgar-te”.

Se nós passarmos essa vida vivendo e aplicando o nome de Allah Ar Raqib, com a consciência firme de que estamos sendo observados, o resultado no dia do juízo será diferente. Chamaremos as pessoas para que venham ler nossos livros, diremos: “Vinde, leia meu livro!”. Que Allah SWT permita que possamos estar dentre eles.

Lembrem-se que no hadith do anjo gabriel, quando este perguntou ao Profeta: Fala-me sobre al Ihsan (a perfeição). O Profeta respondeu: “Que adoremos a Allah como se o víssemos. E mesmo que não o vejamos, sabemos que Ele nos vê.”


Vejamos que essa observação é sutil. Imaginem se nós vissemos os anjos da direita e da esquerda 24 hs do dia conosco! Ou imaginem que o céu estivesse repleto de câmeras nos filmando! Seria algo pesado para nós, por isso Allah SWT fez com que as formas com as quais somos vigiados fosse sutis e não nos incomodassem. Temos que ter em mente que estamos sendo vigiados e observados porque somos candidatos a sermos moradores do Paraíso. Sabemos que quando alguém está prestes a ser elegido a um cargo alto em uma empresa por ex. ele é observado até ser escolhido ou rejeitado. Por isso Allah está nos observando para analisar nossos atos e ou nos eleger para ser do povo do Paraíso ou então nos rejeitar devido as nossas más ações.

Outra questão quanto a observância de Allah com relação aos seus servos, é que por ex. quando vamos até uma pessoa para pedir algo, as vezes ficamos horas explicando a nossa intenção, as nossas idéias e tal, mas para Allah Ar Raqib SWT não precisa nada disso, não precisa vc explicar a sua intenção, isso pq Allah sabe melhor do que você mesmo, ele conhece o que há nas nossas almas, as vezes não conseguimos expressar o que queremos e basta que levantemos as mãos a Allah e digamos: “Tu sabes ya Allah”.

Então nosso dever prático de hoje é: Vamos viver com Ar Raqib! E Vamos aprender a dizer a nós mesmos e aplicar na nossa vida que : “Allah nos ve, Allah nos observa, Allah é Testemunho dos nossos atos!”

Ya Allah, Tu escutas as nossas palavras e estás observando nosso local e nada do nosso intimo se oculta de Ti, Ya Allah nos protegemos com a Tua Satisfação contra a Tua Insatisfação e com Teu perdão contra Tua punição, e nos protegemos em Ti de Ti. Não somos capazes de enumerar Teus louvores, Tu és como louvaste a Ti mesmo. Ya Allah tenha misericórdia de nós, firma-nos na retidão, firma-nos na senda reta, na senda daqueles que agraciastes e não a dos amaldiçoados nem a dos extraviados. Ya Allah permita que este mundo não seja nosso maior anseio nem o centro das nossas preocupações, permita que al Jannah seja nossa casa e nosso triunfo. Firma-nos no la ilaha ila Allah nessa vida e na outra, firma-nos no la ilaha ila Allah na agonia da morte, firma-nos no la ilaha ila Allah no nosso túmulo, Firma-nos no la ilaha ila Allah até que possamos alcançar a Tua Satisfação !! Ya Karim não permita que saiamos desta aula antes de teres nos perdoado todos nossos pecados e estejas Satisfeito conosco e tenha nos escrito dentre o povo de Al Jannah !! Amin, Amin, Amin! E que a paz esteja com o Profeta Muhammad e Louvado seja Allah senhor do Universo!

Irmã Zohra, Baraka Allah biha!