O Louvor é para Allah, O Louvamos, pedimos Sua ajuda e imploramos Seu perdão, e nos refugiamos em Allah contra o mal de nossas almas e das nossas más ações. Aquele a quem Allah guiar ninguém poderá desencaminhar e aquele a quem Allah desencaminhar ninguém poderá encaminhar. Testemunhamos que não há divindade digna de adoração além de Allah e testemunhamos que Muhammad é Seu servo e mensageiro, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja sobre o Profeta Muhammad e com seus familiares, companheiros e seguidores até o Dia do Juízo final. Amin!

O Nome de Allah al Wahab (o Agraciante)

O nome de Allah SWT que falaremos hoje é um nome que mais uma vez prova-nos o imenso amor que Allah SWT tem por Suas criaturas. Sempre somos ensinados que devemos amar a Allah, mas devemos também saber o quanto Allah nos ama, para dessa forma nosso amor por Ele ser mais forte e grandioso. O nome que falaremos hoje é Al Wahab (O Agraciante). Al Wahab é aquele que nos agracia com Suas bênçãos e suas graças para provar Seu amor por nós, sem pedir nada em troca, sem condição, simplesmente por amor a nós e por Sua benevolência. Al Wahab é diferente do Razaq (o Sustentador) ou do Shakur (o Retribuidor), porque o Shakur é aquele que recompensa imensuravelmente um ato nosso, ou seja, é necessário primeiramente que haja uma ação nossa primeiro, por ex. Allah SWT disse: “A boa ação Eu recompenso como 10 boas ações ou mais” e disse no Quran:

“Se emprestardes a Deus espontaneamente, Ele vo-lo multiplicará o vos perdoará, porque Deus é Retribuidor, Tolerante” 64:17

Já o Razzaq é aquele que provê nosso Sustento. Vou dar-lhes um exemplo para que vocês entendam a diferença, e Allah tem o melhor exemplo: Imaginem um governante que paga aos seus subordinados um salário mensal, nesse caso seria o Razzaq, agora imaginem se este mesmo governante outorga presentes gratuitos aos seus subordinados, inesperadamente, quando estes menos esperavam, simplesmente para mostrar seu amor por eles e sua bondade, neste caso seria Al Wahab. Disse Allah SWT no Quran:

“Possuem, acaso, os tesouros da misericórdia do teu Senhor, o Poderoso, o Agraciante?” 38:9

Abu Huraira narrou que o Profeta disse: “Presenteiem-se e vos amareis” (bukhari)

O Profeta Muhammad aconselhou os muçulmanos a se presentearem mutuamente, porque isso nos ajudaria e nos ensinaria a amar uns aos outros, isso porque o Mensageiro de Allah sabia da natureza das criaturas de Allah,e que o ser humano gosta de receber presentes. A questão da sunnah do Profeta em que os muçulmanos devem presentear-se mutuamente não quer dizer que devemos gastar fortunas em presentes, ou comprar presentes caros, por mais insignificante que pareça o presente ele tem um valor imenso para um muçulmano. O Profeta disse: “Oh muçulmanas, nenhuma de vós deve considerar a pata de 1 cabra insignificante para dar de presente a sua vizinha”. Ou seja, por mais insignificante que consideremos nosso presente é sunna presentear nossos irmãos, e o muçulmano deve saber honrar a intenção do irmão que o presenteou. Da mesma forma o Profeta sempre que recebia um presente tratava de presentear a pessoa como retribuição. Segundo um outro hadiss, o Profeta nos aconselhou que se temos rancor ou inimizade por um irmão muçulmano, é bom presentearmos esta pessoa com algo, pois isso nos ajudará a purificar nosso coração com relação a ela. Por ex. às vezes não gostamos ou não somos muito ligados a determinada pessoa, mas se esta surpreendentemente vier e nos trouxer um presente, ou simplesmente sorrir para nós, isso fará com que passemos a gostar dessa pessoa. Por isso Allah SWT disse:

“Jamais poderão equiparar-se a bondade e a maldade! Retribui (ó Mohammad) o mal da melhor forma possível, e eis que aquele que nutria inimizade por ti converter-se-á em íntimo amigo!” 41:34

Portanto Allah SWT, o Senhor do Universo, criou o ser humano com essa carência e supriu essa carência Autodenominando-se al Wahab (o Agraciante).

Os humanos muitas vezes tomam essa iniciativa de darem presentes aos demais, mas geralmente requer uma recompensa por tal feito, seja materialmente com a retribuição do presente, quer moralmente através do agradecimento, e muitas vezes esses presentes podem ser prejudiciais para a outra pessoa, como no caso por ex. do pai que presenteia seu filho com um carro, e esse carro torna-se o motivo da perdição do seu filho. Já Allah SWT al Wahab é o Agraciante por Excelência, agracia seus servos simplesmente através do Seu amor para guiá-los à felicidade deste mundo e do outro, já que Ele como Rei Supremo do Universo não necessita de Suas criaturas, nem mesmo do amor de Suas criaturas, mas agracia a elas para mostrar o amor que tem por elas.

Vejamos: Quantas vezes Allah SWT nos agraciou e nos presenteou com Suas graças? Cada um de nós já foi e ainda será agraciado por inúmeras graças do Wahab, mas o grande problema é que muitas vezes nós não nos apercebemos disso. Querem alguns exemplos?

1) A orientação ao caminho do Paraíso, o Islam, esse é o maior presente de Al Wahab para Seus servos. Muitas pessoas não se apercebem disso, mesmo sendo muçulmanos. Allah SWT dentre 6 bilhões de pessoas escolheu-nos para presentear-nos com a orientação, com o Islam, e as vezes nós jogamos fora o presente que Allah nos concedeu. Já imaginaram um irmão trazer um presente para nós, e nós olhamos o presente e jogamos fora, isso seria deplorável de nossa parte, portanto imaginem Allah nos presenteando e nós jogando fora o presente. O Profeta disse: “Allah SWT dá a vida terrena (dunia) para aqueles que Ele ama e que Ele não ama, mas dá o Islam só para aqueles que Ele ama”.

2) O Profeta Muhammad e sua sunnah é mais um grande presente de Allah SWT al Wahab. Disse Allahu Taala no Quran:

“Deus agraciou os fiéis, ao fazer surgir um Mensageiro da sua estirpe, que lhes ditou os Seus versículos, redimiu-os, e lhes ensinou o Livro e a Prudência, embora antes estivessem em evidente erro.” 3:164

Sem nosso amado Profeta SAAS nós não saberíamos como adorar nosso Senhor, nem teríamos a orientação quanto até mesmo pequenos detalhes do nosso dia a dia. Allah SWT nos deu esse presente para nos ensinar como adorá-Lo da forma que mais Lhe agrada.

3) O Quran Karim, é um presente e é a verdadeira cura para as doenças da nossa alma e dos nossos corações. É a paz dos nossos corações e a felicidade da nossa vida terrena e da eterna. Allah SWT disse:

“Deus revelou a mais bela Mensagem: um Livro homogêneo (com estilo e eloqüência), e reiterativo. Por ele, arrepiam-se as peles daqueles que temem seu Senhor; logo, suas peles e seus corações se apaziguam, ante a recordação de Deus. Tal é a orientação de Deus, com a qual encaminha quem Lhe apraz. Por outra, quem Deus desviar não terá orientar algum.” 39:23

3) Às vezes Allah SWT faz com que um presente chegue as nossas mãos e este nos leva à orientação. Por ex. Uma pessoa que ganhou um cd ou uma fita do Quran e isso o levou à orientação, um livro sobre o islam que fez alguém abraçar o islam, uma aula que tenhamos assistido que nos aproximou de Allah, um irmão que nos aconselha a obedecer a Allah e está sempre nos incentivando a firmar nosso vínculo a Allah, tudo isso tratam-se de presentes, de graças de Allah SWT que nos agracia imensuravelmente, sem que nós pedíssemos por algo. São presentes que Allah nos envia quando menos esperamos, a fim de nos mostrar Seu amor. Fiquemos atentos quanto aos presentes de Allah para não os desperdiçarmos.

4) O amor e o temor a Allah tratam-se de presentes do Wahab, pois nós não logramos isso por nosso esforço, mas é um presente de Allah que Ele concede a quem Lhe apraz. A lágrima derramada por temor a Allah, as orações voluntárias praticadas, o esforço em agradar a Allah, as boas ações tudo isso trata-se de presentes de Allah que nós não teríamos conseguido e nem conseguiremos a não ser que Al Wahab nos agracie. Por isso a súplica:

“Ó Senhor nosso, não desvies os nossos corações, depois de nos teres iluminados, e agracia-nos com a Tua Misericórdia, porque Tu és o Wahab” 3:8

Porque foi Ele quem guiou nosso coração à fé, e nós, mesmo que quiséssemos, não poderíamos ter chegado até aqui se Ele não quisesse. O coração do ser humano está em 2 dedos de Allah SWT e Ele vira o coração para o lado que Ele quiser. Foi um presente de Allah Ele ter virado nosso coração a fé quando nos encontrávamos na escuridão, pois só Ele tem o poder de interceder entre o ser humano e seu coração. Se nós tivéssemos gastado a riqueza da humanidade não teríamos conseguido sozinhos guiar nosso coração à fé, e Allah sem pedir nada em troca nos agraciou para nos mostrar o quanto Ele nos ama. Então, após isso, como não amaremos a Allah? Como não nos esforçaremos em obedecê-Lo, sendo que Ele nos agraciou dessa forma.

5) Quantas vezes estivemos em desespero e achamos que estávamos sem saída alguma, e que todas as portas haviam se fechado perante nós, e de repente al Wahab nos agraciou com a saída? Quantas vezes tivemos problemas difíceis que achávamos que jamais seriam resolvidos e Al Wahab nos agraciou com a solução?

“Mas, a quem temer a Deus, Ele lhe apontará uma saída. E o agraciará, de onde menos esperar.” 65:2-3

Quantas vezes estivemos na borda do inferno e Allah SWT nos tirou das trevas levando a orientação?

“...e quando estivestes à beira do abismo infernal, (Deus) dele vos salvou. Assim, Deus vos elucida os Seus versículos, para que vos ilumineis.” 3:103

Portanto não esqueçamos as graças do Wahab para conosco!

6) Allah SWT Al Wahab muitas vezes presenteia o Seu servo com um talento, para que este servo utilize esse talento para o halal, mas o servo ingrato muitas vezes utiliza para o haram. Por ex. Allah pode agraciar determinada pessoa com uma bela voz e essa pessoa ao invés de usar essa voz para o halal, para ler o Quran por ex, a pessoa utiliza essa voz para cantar músicas. Ou então Allah agracia um servo com a inteligência ou com a facilidade para a memorização, e o servo utiliza esse talento para o haram, para afastar as pessoas da lembrança de Allah. Cada um de nós será perguntado no dia do Juizo sobre o que fizemos com aquilo que fomos presenteados, portanto vamos atentar e ver se estamos utilizando nossos talentos para o halal ou para o haram.

7) Um filho é um presente do Wahab. No alcorão sempre que se refere a um filho Allah SWT usa o verbo agraciar. Por ex. vejamos com relação ao Profeta Abraão:

“Agraciamo-los com Isaac e Jacó” 6:84

Ou quando por ex.o anjo Gabriel veio anunciar a Maryam disse:

“Sou tão-somente o mensageiro do teu Senhor, para agraciar-te com um filho imaculado” 19:19

Quantos casos conhecemos ou vemos de pessoas que abraçaram o islam ou se apegaram ao vínculo com Allah através do seu filho?

Esses são os presentes do Wahab e nós não podemos estar desatentos quanto a eles. Devemos sempre lembrar desses exemplos e de outros diversos que nos provam o quanto Allah SWT nos ama e se preocupa por agraciar-nos mesmo que muitas vezes nós não façamos por merecer. Mas a verdadeira desgraça é que nós não apreciemos o justo valor desses presentes e graças, pois desta forma estaremos privados de sentir a felicidade de estarmos cientes que Allah está nos presenteando.

Disse Allah SWT:
“Por certo que teu Senhor é Agraciante para com os humanos; porém, a sua maioria é ingrata.” 27:73

Por que Allah SWT faz isso se Ele é totalmente independente de nós? Por que Al Wahab faz isso, sendo Ele o Rico e Poderoso e nós os pobres e fracos?

Porque nos ama e Lembra-se de nós, e através dessas graças nos momentos mais inesperados, quer nos aproximar Dele e levar a amá-Lo, mas se mesmo assim nós nos afastamos, então talvez é porque nós não merecemos nem o amor nem as graças de Allah. Por isso irmãos, não deixem que o Shaytan (que a maldição de Allah recaia sobre ele) faça com que vocês esqueçam dos presentes de Allah, e o shaytan faz isso porque sabe que se chegarmos a nos dar conta disso, nos aproximaremos mais e mais de Allah SWT, então ele faz com que esqueçamos ou que fiquemos desatentos a isso para nos privar da doçura que é perceber que Allah está nos agraciando.

Irmãos o estranho não é ver um servo ir até o Rei para se aproximar Dele e presenteá-lo em busca de Seu amor, mas sim ver o Rei dos Reis ir atrás do Seu servo presenteá-lo e se aproximar dele a fim de mostrar a ele Seu amor por ele.

Allah SWT disse: “Aquele que se aproximar de Mim um palmo eu me aproximarei dele 2 palmos. Se ele se aproximar de Mim uma braça Eu me aproximarei Dele 2 braças. E se Ele vier até Mim caminhando Eu irei até Ele correndo”

Vejam Al Wahab que todas as noites nos chama para nos conceder Suas graças:

Abu Huraira relatou: "O Mensageiro de Allah (SAAS) disse:
‘Nosso Senhor, bendito e exaltado seja, desce todas as noites até o céu deste mundo quando resta um terço da noite, e diz: ‘Quem está me implorando para que Eu lhe corresponda? Quem está me pedindo para que Eu lhe dê? Quem está me pedindo perdão para que Eu lhe perdoe?’”

Imaginem, o Rei dos Reis chamando Seus servos para conceder seus pedidos e para perdoá-los.

Allah SWT disse: “Os humanos, os gênios e Eu estamos em uma grande divergência: Eu os criei e eles adoram a outros. Eu lhes dou Sustento e eles agradecem a outros. Eu envio o bem aos Meus servos e o que me chega deles é a sua maldade. Eu lhes dou o Meu afeto através da Minha misericórdia, sendo que Eu não preciso deles, e eles me depreciam com seus pecados, sendo que eles precisam de Mim intensamente. Aqueles que se recordam de Mim Eu os amo. E aqueles que me desobedecem Eu não os faço desesperar da Minha Misericórdia, se se arrependem Eu os amo e se persistem no pecado Eu sou seu terapeuta. Eu lhes coloco a prova com as calamidades para purificá-los dos seus pecados e defeitos. Quem se aproximar de Mim arrependido Eu vou até ele desde longe. E aquele que Me renega Eu o chamo dizendo: “Aonde vais? Acaso tens outro Senhor como Eu?”. A boa ação Eu recompenso como 10 boas ações ou mais. A má ação é computada como uma só e perdôo. Juro pela Minha Majestade e pela Minha Honra , se pedirem Perdão Eu concederei.”
Irmãos, este é Al Wahab SWT, Aquele que agracia Seus servos sem mesmo que estes peçam por algo, Aquele que presenteia os servos que Ele ama. Pensem em quais foram os presentes que Allah lhe concedeu e reflitam neles, e fiquem sempre em alerta para perceberem os presentes de Allah SWT, pois se vocês perceberem tenham a certeza que vosso amor e vossa vontade em obedecer sempre a Allah SWT só aumentará e se tornará firme, e quanto mais firme mais Allah te amará, e quanto mais Ele te amar mais provará Seu amor por Ti através das graças e presentes.

Pra encerrar: Quais são as lições que tiramos dessa aulinha?

1)Allah agracia seus servos como Lhe apraz com a intenção de mostrar Seu amor por eles. Portanto fiquemos sempre alerta para nos darmos conta da graças de Allah

2) Relembrem os presentes que Allah te concedeu ao longo da sua vida e agradeçam a Allah SWT por todos eles. E a melhor forma de agradecer é obedecendo a Allah naquilo que Ele SWT prescreveu para nós. Disse Allahu Ta’ala num hadiss Qudsi:

“E o servo Meu não encontrará, para Me comprazer, nada que me seja tão grato como o cumprimento do que Lhe hei prescrito. E o servo Meu continuará buscando a minha complacência mediante as obras voluntárias, até que Eu o ame. Quando Eu o amar, serei como seu ouvido com o qual ouve, como suas vistas com as quais vê, como suas mãos com as quais lida, como suas pernas com as quais anda. E se Me pedir algo lhe darei, e se buscar Meu refugio, te-lo-á’” (al-Bukhari)

3) Vamos seguir a sunnah do Profeta SAAS e presentear nossos irmãos nem que seja com algo ínfimo, e quem não tem condições até mesmo com um sorriso, pois o que importa é a intenção da pessoa em buscar o amor do seu irmão muçulmano, e não a qualidade ou valor do presente. O amor mútuo entre os muçulmanos é algo que nossa Ummah precisa muito hoje, principalmente porque o Profeta SAAS disse: “Não sereis verdadeiros crentes até que vocês se amem”. Vamos buscar o amor dos nossos irmãos com a intenção de sermos verdadeiros crentes e com a intenção de seguirmos a sunnah do nosso amado Mensageiro SAAS. Certa vez um sahabi (companheiro) chegou até o Profeta e disse que amava fulano (um outro sahabi) por Allah, então o Profeta SAAS perguntou: “e ele sabe disso?” Respondeu: “não”. Então o Profeta disse-lhe: “Então vá até ele e diga-lhe isso”. E disse o Profeta SAAS que Aqueles irmãos que se amavam por Allah terão uma luz tão irradiante no Dia do Juízo que serão invejados até mesmo pelos mártires.

Que Allah SWT permita que sejamos destes que se amam por Allah e que terão uma luz radiante no dia do Juízo, insha Allah!

Ya Allah, oh Senhor da Majestade e da Glória, pra Ti é o Louvor de uma forma digna da Majestade da Tua Face e da grandeza da Tua Soberania. Ya Allah estávamos perdidos e Tu nos guiaste, pra Ti é o Louvor, estávamos na escuridão e Tu nos iluminaste pra Ti é o Louvor, éramos rivais e Tu aproximaste nossos corações pra Ti é o Louvor, éramos desunidos e Tu nos uniste pela Tua Causa, pra Ti é o Louvor. Ya Allah não desvies nossos corações depois de teres nos iluminado e agracia-nos com a Tua Misericórdia pois Tu é o Wahab. Ya Allah, oh transformador dos corações firma nossos corações e dos nossos irmãos na Tua obediência. Ya Allah és Testemunha do quanto Te amamos, e do quanto amamos Teu Mensageiro, e do quanto amamos seus companheiros, e do quanto amamos nossos irmãos, Ya Allah nos una junto com aqueles que amamos no Paraíso cuja amplitude é igual a dos céus e da terra e que está preparado para os tementes. Ya Allah não permita que saiamos desta aula antes de teres nos perdoado por todos nossos pecados e erros, não permita que saiamos antes de teres nos coberto com a Tua misericórdia, não permita que saiamos antes de estares satisfeito conosco e aceitado nosso esforço, não permita que saiamos antes que nos tenhas escrito nossos nomes dentre o povo do Paraíso, com Tua Misericórdia ya Rahman ya Rahim. Amin, Amin, Amin, e que a paz e as bênçãos de Allah esteja com o Profeta Muhammad e Louvado seja Allah Senhor do Universo.

Irmã Zohra, Baraka Allah biha!