Lidando com Sites Anti-Islâmicos

Yahya Abdul Rahman

Um dos lados negativos da Internet é que tem dado aos nossos críticos e inimigos uma oportunidade de publicamente difamar a religião do Islam. Eu acho que este é o preço de ter liberdade de expressão. Algumas vezes você tem que ler e ouvir coisas que são detestáveis.

O fato é que o Islam tem sido difamado desde o começo por seus inimigos e isto não vai mudar tão cedo. Além do mais, uma vez que os muçulmanos estão em um posição muito fraca estes dias, a quantidade de propaganda anti-islâmica está aumentando de todos os lados. Estou certo de todos nós encontramos numerosos websites que tem difamado o profeta (saws), distorcido o significado do Alcorão, atacado os companheiros do profeta, etc. A coisa mais preocupante é a facilidade com que milhões de pessoas agora tem acesso a estas informações como resultado do crescimento da Internet.

Nossa primeira reação é ficar com raiva e nos inflamarmos com um zelo para fazer algo a respeito quando encontramos estes sites ofensivos. É de fato um bom sinal de fé se nos aborrecemos quando nossa fé está sob ataque, e que Allah possa sempre manter forte a nossa fé no Islam.

Deve-se ter em mente que na maioria dos casos, estas pessoas não estão interessadas em nada além de excitar os sentimentos de ódio e fúria contra os muçulmanos e gerar sentimentos venenosos nos corações dos leitores. Alguns websites são mais sutis, entretanto, e criticam o Islam em uma maneira mais ‘civilizada’. Na verdade, este segundo tipo de abordagem pode ser mais perigoso, uma vez que eles tendem a passar a impressão de que estão honestamente buscando a verdade, quando de fato não estão.

Eu quero aqui oferecer algumas sugestões sobre como lidar com estes websites anti-islâmicos de modo que possamos efetivamente conter esta ameaça contínua e crescente:

1) Mantenha sua calma: como eu disse antes, é bom ficar zangado quando você vê o Islam atacado, mas mantenha a calma e aja com a cabeça. Quando nós estamos excessivamente zangados não podemos agir racionalmente e portanto minamos nossos objetivos. Diremos e faremos coisas que nos arrependeremos depois. Por exemplo, podemos ser tentados a atacar a religião da pessoa de uma forma indelicada, o que não é permissível no Islam.

2) Não escreva para o webmaster a menos que esteja pronto: na maioria dos casos estas pessoas prosperam no confronto. Eles amarão que você responda e estarão prontos para uma resposta rápida. Lembre-se, muitas destas pessoas conhecem muito bem o Islam e se você não estiver pronto eles irão derrotá-lo em qualquer argumento. Se você responder mas não tiver o conhecimento adequado terminará fazendo o Islam e os muçulmanos parecerem piores. Alguns webmasters de fato colocam todas as respostas para serem lidas no website. Quanto mais estúpida for a resposta, maiores serão as chances de ser colocada no site. Por favor note, apenas porque alguém ganha em um argumento particular não significa que esteja certo. O perdedor pode apenas não ter todas as informações à mão no momento do argumento.

3) Não tente fazer com que o site seja removido da Internet: muitos muçulmanos tentam fazer isto escrevendo para a empresa que hospeda o site fazendo denúncias. Na minha opinião isto é uma perda de tempo. Mesmo que o site seja removido eles podem abri-lo em poucos dias sob outro hóspede, assim nosso tempo é perdido em tais esforços.

4) Não divulgue o site para outros: um dos maiores erros que cometemos é dizer a outros sobre o website ofensivo. Tudo isto é dar ao dono do site publicidade gratuita que é o que ele/ela quer. Se você encontrar um site ofensivo não divulgue, porque estará de fato ajudando o dono do site ao fazer isto.

5) A melhor defesa é um bom ataque: finalmente, a melhor defesa contra sites anti-islâmicos é desenvolver seu próprio excelente site que apresenta o Islam de uma forma bela e acurada. Muitas pessoas estão em busca de perguntas e mais e mais estão se voltando para a Internet para encontrá-las. Possivelmente elas podem visitar seu site e como resultado se tornar muçulmanas. Da mesma forma, outros muçulmanos podem usar o seu site para obter informação que precisam para da'wah ou pesquisa e Allah o recompensará por fornecer este serviço. Mesmo se você não puder iniciar um website, você pode pelo menos enviar artigos para os websites existentes que eles possam usar, de modo que todos possam receber o benefício. Lembre-se, você pode desempenhar um papel importante no aperfeiçoamento do conteúdo islâmico na Internet. Não espere que outra pessoa faça isto.

Espero que este conselho ajude. Que Allah nos ajude a ser mais efetivos na defesa do Islam.

Tradução: Maria Moreira