O Alimento Lícito e o Ilícito

Surata 3- Versículo 93:

Aos israelitas, todo o alimento era lícito(165), salvo aquilo que Israel se havia privado antes de a Tora ter sido revelada. Dize-lhes: Trazei a Tora e lede-a, se estiverdes certos.

Recitação

 

Surata 5- Versículo 87:

Ó fiéis, não malverseis o bem que Deus permitiu e não transgridais(395), porque Ele não estima os perdulários.

Recitação

Surata 5- Versículo 103:

Deus nada prescreveu, com referência às superstições(407), tais como a "bahira", ou a "sa’iba", ou a "wacila", ou a "hami"; porém, os blasfemos forjam mentiras acerca de Deus, porque a sua totalidade é insensata.

Recitação

Surata 6- Versículo 138:

Eles dizem que tal e tal gado e que tais semeaduras (465) são proibidos, e ninguém deverá consumi-los, exceto aqueles (assim dizem) que desejarmos; ademais, há animais aos quais estão proibidos a canga e a carga, e sobre os quais (no abate) o nome de Deus não foi invocado; forjam mentiras acerca d’Ele, o Qual os castigará por suas invenções (466) .

Recitação

Surata 6: Versículo 139:

Dizem ainda: O que há nas entranhas destes animais é lícito exclusivamente para os nossos varões e está vedado ás nossas mulheres; porém, se a cria nascer morta, todos desfrutarão dela! Ele os castigará por seus desatinos, porque é Prudente, Sapientíssimo.(467)

Recitação

Surata 6: Versículo 140:

São desventurados aqueles que, néscia e estupidamente, matam seus filhos, na sua cega ignorância (468), e se descartam daquilo com que Deus os agraciou, forjando mentiras a respeito de Deus. Já estão desviados e jamais serão encaminhados.

Recitação

Surata 7: Versículo 32:

Dize-lhes: Quem pode proibir as galas de Deus e o desfrutar os bons alimentos que Ele preparou para Seus servos? Dize-lhes ainda: Estas coisas pertencem aos que crêem, durante a vida neste mundo; porém, serão exclusivas dos crentes, no Dia da Ressurreição. Assim elucidamos os versículos aos sensatos.

Recitação

Surata 10- Versículo 59:

Dize ainda: Reparastes nas dádivas(619) que Deus vos envia, as quais classificais em lícitas e ilícitas? Dize-lhes mais: Acaso, Deus vo-lo autorizou, ou forjais mentiras acerca de Deus?

Recitação

Surata 16- Versículo 35:

Os idólatras dizem: Se Deus quisesse, a ninguém teríamos adorado em vez d’Ele, nem nós, nem nossos pais, nem teríamos prescrito proibições(763) que não fossem as d’Ele. Assim falavam os seus antepassados. Acaso, incumbe aos mensageiros algo além da proclamação da lúcida Mensagem?

Recitação

Surata 16- Versículo 116:

E não profirais falsidades, dizendo: Isto é lícito e aquilo é ilícito, para forjardes mentiras acerca de Deus. Sabei que aqueles que forjam mentiras acerca de Deus jamais prosperarão.

Recitação

Surata 66- Versículo 1:

Ó profeta, por que te absténs daquilo que Deus te concedeu(1683), procurando, com isso, agradar as tuas esposas(1684), quando sabes que Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo?

Recitação

 

Mais