A Alma, a Mente e o Corpo e Suas Necessidades

Ao criar o ser humano, Deus, Altíssimo seja estabeleceu sua função neste mundo e traçou a sua caminhada por esta vida até chegar à vida eterna.

1. Estabeleceu que a função deste ser humano nesta vida é construir e desenvolver a vida na terra...*E de quando o Teu Senhor disse aos anjos: Vou estabelecer sucessor na terra (povos que sucedem uns aos outros na construção e desenvolvimento na terra)...* (2:30).

2. Estabeleceu que outra função básica deste ser humano é a adorar à Deus...* E não criei os gênios e os humanos senão para me adorarem. Não lhes peço sustento algum nem quero que me alimentem. Sabei que Deus é o Sustentador...*(51:56-58).

3. Estabeleceu que a vida deste ser humano na terra é curta e passageira desde o primeiro dia em que Adão e Eva viveram na terra...*...e terão na terra residência e gozo transitórios. E disse-lhes: Nela viverão, e nela morreram e dela serão ressuscitados* (7:24-25)

4.E estabeleceu também que o ser humano, ao contrário das outras criaturas, é responsável e será interrogado pelas suas ações na terra, e se cumpriu as funções que lhe foram estabelecidas, por isso é dotado de raciocínio e livre arbítrio...*Interrogaremos aqueles aos quais foi enviada a nossa mensagem, assim como interrogaremos os mensageiros* (7:6)

Portanto, Deus conscientiza o homem e o alerta de que tem uma missão a cumprir nesta vida, (1 e 2) e de que esta vida é passageira e insignificante se comparada à vida eterna, na qual será interrogado e retribuído, pois carrega uma responsabilidade e um encargo que as outras criaturas não carregam, pois são irracionais ou inanimáveis.

4). Por isso, Deus enviou os mensageiros e revelou os livros, para alertar o homem e para guiá-lo a uma vida digna e feliz nesta vida e na outra, lembrando-o que Ele criou o ser humano e é Conhecedor das necessidades deste ser e da natureza deste ser...* Como não haveria de conhecer quem criou, sendo Ele o Sutilíssimo, o Onisciente* (76:14).

Criou o homem e o compôs de corpo, mente e alma e estabeleceu que cada uma destas partes do ser humano tem suas necessidades...

1. Criou o corpo que necessita de alimentação para o seu desenvolvimento e sobrevivência, assim como necessita de vestimenta e moradia.

2. Criou a mente humana, que necessita de ensino e conhecimento para desenvolver as necessidades que o corpo tem e para desenvolver a vida na terra, assim como Deus estabeleceu.

3. E criou a alma que necessita de guia e espiritualidade para encontrar a verdadeira felicidade nesta vida e na outra.

  E para suprir as necessidades do corpo, da mente e da alma, Deus criou um sistema e deu ao homem todas as condições para dele usufruir...

1. Garantiu o sustento deste corpo com a criação de um sistema que permite ao homem extrair da terra o seu sustento, e criou todo um sistema ao seu redor para que ele alcance as suas necessidades humanas: ar, água, terra, dia, noite...*Deus foi quem vos submeteu o mar para que, com o Seu beneplácito, nele navegassem as embarcações e para que procurásseis algo de Sua bondade a fim de que Lhe agradesseis. E vos submeteu tudo quanto existe nos céus e na terra, pois tudo dele emana...* (45:13). E assim Deus cita todo este sistema por Ele criado, os céus e suas águas, a terra e suas plantações, à noite, o dia, o mar, os animais, tudo para o uso do homem. Leia e ouça o próprio Criador falando à você sobre todas as suas dádivas... (16:10-18) (13:1-4) (30:17-25) (14:32-34). E leia ainda: * Ó humanos, adorai ao vosso Senhor, Que vos criou, bem como aos vossos antepassados, para temam (à Ele). Ele vos fez da terra um leito, e do céu um teto, e envia do céu a água, com a qual faz brotar os frutos para o vosso sustento...* (2:21-22)

2. Garantiu o conhecimento desta mente, ensinando ao homem como desenvolver a vida e como dirigir sua vida, como usufruir do sistema que Deus criou... * Ele (Deus) ensinou a Adão todos os nomes (de todas as coisas)* (2:31)

3. E garantiu ao homem a guia que sua alma precisa, enviando os mensageiros e revelando a sua orientação ao homem, para que estes mensageiros guiassem este homem a Deus através da verdade revelada a eles...*Ó filhos de Adão, se apresentarão mensageiros, dentre vós, que vos ditarão Meus versículos. Aqueles que temerem a Deus e a Ele se encomendarem nada temerão e nem se atribularão. E aqueles que desmentirem os Nossos versículos e se negarem a segui-los serão condenados ao inferno, onde permanecerão eternamente* (7:35-36).* Em verdade, enviamos para cada povo um mensageiro (com a ordem): Adorai somente à Deus * (16:36).

Porém, o homem acaba por esquecer e transgride. Se vê rico e independente quando extrai o seu sustento da terra, quando fabrica e constrói a vestimenta e a moradia que o abriga. Quando faz descobertas científicas que eram imagináveis há pouco tempo atrás, pensa ser dono de si próprio, alimentou seu corpo com o sustento que Deus lhe deu, alimentou sua mente com a inteligência que Deus lhe deu, porém esqueceu de alimentar sua alma e seguir a orientação que Deus também lhe deu. Por isso, sabe comer, beber e vestir, sabe desenvolver a ciência (e tudo isso é incentivado por Deus), porém... *Conhecem tão-somente o aparente da vida terrena, porém estão alheios quanto à outra vida* (30:7), não sabe o significado da sua existência e da existência do mundo, não sabe da morte, de onde vem, aonde vai, para que veio, como alcançar a felicidade durante a vida e após a morte, tudo isto só o sabe quem alimentou sua alma junto com seu corpo e mente...

  1. O homem pensa que sozinho conseguiu suprir as necessidades do seu corpo, e com toda sua inteligência extraiu o seu sustento, e não lembrou do Criador de todo este sistema que o envolve. Assim, Deus o alerta no Alcorão e diz: * Por acaso reparam no que semeiam? Porventura, são vocês que fazem germinar ou somos nós (Deus) o germinador? Se quiséssemos, converteríamos isto em seco... Por acaso, reparam na água que bebem? São vocês, ou somente Nós quem a faz descer dos céus?... * (56:63..).

2. Depois fica alegre e hilário pelo conhecimento que alcançou, chegou à lua, conseguiu avanços na medicina, transplantes de órgãos, na informática, etc., pensa ele, que com seu poder alcançou tudo isso e ataca a religiosidade, considerando-a oposta a todos estes avanços, porém a verdadeira religiosidade incentiva todo avanço tecnológico benéfico ao homem e que não contraria aquilo que foi estabelecido por Deus. Quando este cientista se contenta com sua incredulidade e não agradece a Deus pelo avanço conquistado, Deus o alerta no Alcorão e lhe diz: *Deus vos extraiu dos ventres de vossa mães e nada sabiam, e lhes dotou de ouvidos, vistas e os corações, para que Lhe agradecêsseis * (16:78). Se o quisesse, Deus não o dotava de cérebro e órgãos para que ele chegue onde chegou, ou o dotava de tudo isto, mas os faria inutilizáveis, como vemos em algumas pessoas deficientes.

3. E finalmente pensa que pode se orientar sozinho e não precisa da orientação divina na sua vida. Alimentou o corpo e ficou satisfeito, alimentou a mente e ficou satisfeito, e sua alma está morta por falta de alimento. Por isso, Deus determina como morto àquele que não segue Sua orientação... * Pode, acaso, ser comparado aquele que estava morto e o reanimamos a vida, lhe dando uma luz  para com ela andar entre as pessoas, àquele que vagueia nas trevas, das quais não quer sair? Assim, são enfeitadas as ações dos incrédulos (aos seus olhos) * (6:122). A mente humana é limitada, Deus criou o homem e o capacitou a trabalhar com este mundo material, fazendo o homem utilizar as forças existentes neste mundo para o seu próprio desenvolvimento. Porém, não está o homem capacitado a conhecer além do mundo material que gira em torno dele, só conhece as leis externas da natureza. E o mundo extramaterial ele só conhece através da fé e da orientação de Deus, por isso também necessita alimentar sua alma.

  O homem necessita viver equilibradamente, alimentando corpo, mente e alma juntos. Obter o seu sustento, desenvolver a sua vida, avançar tecnologicamente, mas sem esquecer de Deus e Sua orientação. E a partir do momento em que preservarmos uma de suas três partes e esquecer as demais estaremos perdidos e nos desviaremos.

 Sua vida se inicia a partir do ventre de sua mãe e não tem mais fim, e, alimentando seu corpo viverás, alimentando sua mente desenvolverás a vida na terra, porém nem o alimento do corpo e nem o alimento da mente traz para ti a tranqüilidade que tanto deseja. Só através do alimento da alma com a guia de Deus você consegue conhecer além desta vida material e ter a segurança, pois encomendou a sua vida a Deus, e teve uma vida equilibrada, pensando nesta vida alimentando o corpo e a mente, e na vida após a morte alimentando o corpo, a mente e a alma.

 

Games Online, Agenda Virtual, Currículo, Emprego e Estágio, Piadas, Portais, Imagens, Cursos e Concursos